sábado, 29 de outubro de 2011

futebol

Seu time no celular

Confira os convocados da Seleção para os amistosos contra Gabão e Egito

Kaká volta a vestir a amarelinha. Outras novidades são os nomes dos ex-corintianos Willian e Bruno César, além de Dudu (ex-Cruzeiro) e Alex Sandro (ex-Santos). Robinho fica fora.

Kaká está de volta à Seleção Brasileira. Depois de seguidas lesões após a Copa do Mundo de 2010, o meia do Real Madrid recuperou o bom futebol e ganhou sua primeira oportunidade com o técnico Mano Menezes para os amistosos contra o Gabão, no dia 10 de novembro, às 16h (de Brasília), em Libreville, e diante do Egito, em Doha, no Qatar, no dia 14 de novembro, às 15h (de Brasília). Por outro lado, o comandante preferiu deixar os atletas que atuam no futebol local fora da lista (confira mais abaixo). Tudo para não prejudicar a reta final do Brasileirão.
A Seleção se reúne no dia 7 de novembro em Frankfurt. De lá, o grupo viaja em voo fretado para Libreville, capital do Gabão. Após o confronto contra os donos da casa, a delegação segue para Doha, no Qatar, local da partida diante do Egito. A liberação dos convocados será no dia 15 de novembro.
Kaka Brasil x Chile (Foto: Reuters)
Robinho e Julio César fora. Ex-corintianos são as novidades
Para não prejudicar a reta final do Campeonato Brasileiro, Mano preferiu deixar fora da lista os atletas que atuam no Brasil. Na última convocação, o comandante desfalcou nove clubes – Botafogo, Atlético-MG, Vasco, Internacional, Santos, São Paulo, Corinthians, Flamengo e Fluminense. Com isso, o comandante deu uma nova oportunidade ou chamou pela primeira vez alguns nomes que já marcaram época com a amarelinha.
Nomes como Neymar, do Santos, e Ronaldinho Gaúcho, do Flamengo, principais estrelas das últimas convocações, vão ficar fora da equipe. O atacante do Peixe, por sinal, é o artilheiro da era Mano Menezes, com oito gols.
As novidades na lista são os nomes do ex-corintianos Willian (Shakhtar) e Bruno César (Porto), além de Dudu, ex-Cruzeiro e atualmente no Dínamo de Kiev, e Alex Sandro, contratado recentemente pelo Porto junto ao Santos. Esses dois últimos foram campeões mundiais sub-20 e possuem idade olímpica.
Já as ausências mais sentidas foram de dois atletas que atuam em Milão: Julio César, do Inter e que se lesionou na última quarta-feira, e Robinho, do Milan. O ex-santista já está recuperado de lesão e vem atuando pelo clube rossonero nas últimas rodadas.
Bruno Cesar comemora gol do Benfica contra o Otelul Galati (Foto: Reuters)
Retrospecto de Mano à frente da Seleção Brasileira
Sob o comando de Mano Menezes, a Seleção Brasileira já disputou 18 partidas. Foram dez vitórias, três derrotas e cinco empates. Até o momento, o time canarinho ainda não conseguiu vencer um rival de peso com o treinador no comando – Argentina (1 a 0, Doha), França (1 a 0, em Paris) e Alemanha (3 a 2, em Stuttgart).
Na primeira competição oficial da era Mano Menezes, a Seleção foi eliminada nas quartas de final ao perder nos pênaltis para o Paraguai. Nas cobranças, o time canarinho não converteu nenhuma – três para fora e um nas mãos do goleiro Villar. Elano, André Santos, Fred e Thiago Silva desperdiçaram os lances para a equipe nacional.
CONFIRA ABAIXO OS CONVOCADOS POR MANO MENEZES:
GOLEIROS: Neto (Fiorentina), Diego Alves (Valencia)
LATERAIS: Alex Sandro (Porto), Marcelo (Real Madrid), Daniel Alves (Barcelona), Adriano (Barcelona), Fabio (Manchester United)
ZAGUEIROS: Thiago Silva (Milan), David Luiz (Chelsea), Luisão (Benfica)
VOLANTES: Lucas Leiva (Liverpool), Luiz Gustavo (Bayern de Munique), Sandro (Tottenham), Fernandinho (Shakhtar), Elias (Sporting)
MEIAS: Bruno César (Benfica), Hernanes (Lazio), Kaká (Real Madrid), Willian (Shakhtar), Dudu (Dínamo de Kiev)
ATACANTES: Hulk (Porto), Jonas (Valencia), Kléber (Porto)

Polêmicas da rodada #31: árbitros na berlinda em impedimentos e pênaltis



Jogos de times na ponta da tabela têm lances cercados de polêmica

Na briga pela ponta, o pelotão da frente na luta pelo título viveu a 31ª rodada do Brasileirão sob forte tensão. Os duelos do fim de semana foram repletos de polêmicas, principalmente em impedimentos marcados e não marcados pela arbitragem, que entra na berlinda também por causa dos pênaltis.
Houve apenas dois marcados, ambos no Engenhão. O de Mariano, do Fluminense, em Bernard, do Atlético-MG, e o de Alex Silva, do Flamengo, em Alan Kardec, do Santos. Ainda no duelo entre rubro-negros e santistas, o árbitro Paulo Henrique Godoy Bezerra deixou o jogo seguir quando Welinton derrubou Neymar dentro da área.
Paulo Godoy Bezerra flamengo x santos (Foto: Agência Estado)
Mas o Flamengo também tem o que chiar: o auxiliar errou ao anular gol de Alex Silva por impedimento inexistente. Não foi o caso em Avaí 3 x 2 Botafogo. O golaço de bicicleta de Cleverson foi em impedimento. A desculpa é que a diferença era mínima para ser percebida a olho nu. O pênalti reclamado por Loco Abreu também gerou dúvidas.
Diferente do caso de Diego Souza, do Vasco. A partida contra o Bahia estava 0 a 0 quando ele marcou um gol em condições para lá de legais, mas a arbitragem cravou impedimento. Inexistente. O Tricolor baiano lamenta um impedimento mal marcado de Júnior, que sairia de cara para o gol. O Inter também reclama de um de Ilsinho em que Paulo André dava condições. Se o jogador seguisse, podia ter saído gol.
Numa rodada em que houve 45 cartões amarelos e cinco vermelhos, o Timão reclama que Nei, que já tinha cartão amarelo, deveria ter sido expulso por botar a mão na bola. Pouco depois, marcaria o gol dos colorados.
Confira abaixo os lances mais polêmicos da 31ª rodada:
Avaí 3 x 2 Botafogo

A emocionante partida do último sábado teve dois lances polêmicos Um deles foi o golaço de Cleverson, de bicicleta, o segundo do Avaí, aos 17 minutos do primeiro tempo. Após ser lançado por Junior Urso, no momento em que o jogador matou no peito para dar a bicicleta, estava em posição irregular, com um pé na frente de Marcelo Mattos, marcador alvinegro.
Outro lance que deu o que falar na partida foi um pênalti que teria sido cometido em Loco Abreu, aos 5 minutos do segundo tempo. Ao fazer o giro na área, o atacante uruguaio se enroscou com Caçapa, seu marcador. Sandro Meira Ricci considerou o lance normal.
Fluminense 0 x 2 Atlético-MG

Aos nove minutos do primeiro tempo, Bernard faz jogada da esquerda para o meio e cai na área após disputa com Mariano, lateral-direito do Fluminense. O juiz Jean Pierre Lima apitou a penalidade máxima, e os tricolores reclamaram. Segundo o ex-árbitro, o lance é incontestável e foi bem marcado. Dois minutos depois, Daniel Carvalhou bateu com precisão e marcou o primeiro gol do Galo.
Bahia 0 x 2 Vasco
A partida em Pituaçu ainda estava 0 a 0 quando Diego Souza recebeu a bola pela direita de Romulo aos 16 minutos e bateu cruzado, sem defesa para o goleiro Marcelo Lomba. O auxiliar Marrubson Melo Freitas errou ao marcar impedimento. O tira-teima mostra que Diego estava 24cm atrás do zagueiro no momento do passe. Confira a análise de José Roberto Wright no vídeo ao lado.
A outra jogada que gerou polêmica no confronto entre Bahia e Vasco foi aos 38 minutos do segundo tempo. Júnior foi lançado por Souza, e novamente o auxiliar Marrubson errou. De início, o ex-árbitro e comentarista da TV Globo José Roberto Wright considerou que o tronco do atacante estaria na frente do homem de defesa do Vasco. Mais tarde, percebeu, pelo tira-teima, que o jogador do Tricolor estava em posição legal, por 38 cm. O lance, portanto, foi difícil.
Flamengo 1 x 1 Santos

Pouco tempo depois de marcar o primeiro gol, de pênalti incontestável em Allan Kardec, Neymar fez jogada pela direita aos 10 minutos do segundo tempo que gerou polêmica. Após driblar Welinton, o atacante foi derrubado dentro da área pelo zagueiro. Mas o árbitro Paulo Henrique Godoy Bezerra achou que dessa vez não houve penalidade, prejudicando o Santos na partida.
A outra jogada que gerou reclamações foi o gol de Alex Silva, aos 16 minutos do segundo tempo. Após cobrança de escanteio, o jogador recebeu de cabeça de Welinton e testou firme, sem defesa para o goleiro. O bandeirinha, no entanto, achou que o zagueiro rubro-negro estava em posição irregular. Havia dois jogadores do Santos dando condições ao zagueiro. Portanto, o gol foi mal anulado, prejudicando o Fla.
Internacional 1 x 1 Corinthians

O Corinthians reclamou muito desse lance após a partida. Aos 21 minutos do segundo tempo, Nei matou com a mão um lançamento pela direita para bater para o gol. O ábitro Evandro Rogério Roman parou a jogada. Só que não deu o cartão amarelo. O detalhe é que o jogador já tinha recebido o primeiro na partida. Portanto, o segundo acarretaria em expulsão. E logo depois ele marcou o gol colorado, daí a queixa corintiana.
Aos 31 minutos do segundo tempo, o lateral-esquerdo Kleber, deslocado no meio-campo, viu Ilsinho livre pela direita e fez o lançamento. O jogador partia livre quando a arbitragem assinalou erradamente o impedimento. Pelo tira-teima da jogada, ficou claro que o zagueiro Paulo André, do Corinthians, dava condição ao colorado. Portanto, a jogada era legal. Ouça o comentário de Renato Marsiglia no vídeo ao lado.

Confira os resultados de domingo das Séries A, C e D do Brasileirão

Vasco vence na Bahia e reassume a liderança, que estava em poder do Corinthians. Santa Cruz sai na frente na semifinal da Quarta Divisão

Campeonato Brasileiro – Série A (31ª rodada)
São Paulo 0 x 0 Coritiba
Internacional 1 x 1 Corinthians
Atlético-PR 1 x 0 Ceará
Bahia 0 x 2 Vasco
Flamengo 1 x 1 Santos
Cruzeiro 3 x 2 Atlético-GO
Campeonato Brasileiro – Série C (Segunda Fase – 5ª rodada – Grupo F)
Joinville 3 x 2 Chapecoense
Campeonato Brasileiro – Série D (Fase final)
Villa Nova-MG 2 x 1 Anapolina (Oitavas de final – jogo de volta)
Obs: A Anapolina se classificou para as quartas de final.
Santa Cruz 1 x 0 Cuiabá (Semifinal – jogo de ida)

Você já conhece o GameGol?
O GameGol é um jogo de gerenciamento de futebol online. Genuinamente brasileiro, conquista seus treinadores graças ao completo mecanismo desenvolvido. Você começará criando uma equipe, nomeando seu estádio, estabelecendo suas escalações, evoluindo estruturas e, sobretudo, capacitando juniores e profissionais ao máximo desempenho através de treinamentos. No GameGol, você gerencia um clube desde seus primórdios enquanto várzea, passando pelos níveis amador e semi-profissional, até alcançar o tão sonhado profissionalismo, sempre duelando com adversários reais. Se sua preocupação é tempo, não se preocupe. Você não necessita dedicar-se durante horas diárias para vencer, pois o grande segredo está na definição de uma estratégia, bem como sua execução.
Cumprindo seu caráter social, você encontra o GameGol através de aplicativos nas redes ou pode acessá-lo com facilidade por meio de dispositivos móveis, quando quiser e aonde estiver. Neste sentido, a força da comunidade GameGol também se destaca, presente nas mais diversas ferramentas de interação. Com um Fórum movimentado, você sempre encontrará tr einadores experientes dispostos a dar aquela força inicial, ou mesmo jovens dirigentes, ansiosos por novas rivalidades. Como se não bastasse, aqui você irá encontrar centenas de clãs, que são parcerias entre usuários para ajuda e crescimento mútuos, disponibilizando guias e tabelas, ou mesmo aquela dica rápida para uso imediato. Em termos gerais, pode-se considerar a próxima relação entre treinadores/administração como diferencial. Mais do que simples gestores, os usuários do GameGol são desenvolvedores do crescimento deste que é um dos mais bem ajustados games do Brasil.
Junte-se a esta equipe!
No GameGol você não precisa esperar semanas para ver sua equipe entrar em campo, pois existem vários torneios diários que permitem uma sequência interessante de duelos. Para que se torne “vip”, a Federação GameGol disponibiliza o Passaporte GameGol, com o qual você ganha acesso gratuito a outros campeonatos, muitos deles valendo prêmios reais, além de muitos outros adicionais que tornam o jogo ainda mais legal. Ganhando partidas você aumenta seus sócios e torcida organizada, que ajudam seu clube a angariar mais recursos e assim poder investir em publicidade, estrutur as e contratações. O GameGol não é apenas um jogo de futebol, mas sim um mergulho nos bastidores do esporte mais popular do país, que não se faz só com a bola nos pés, mas sim com a consciência dos técnicos, precisão dos diregentes e conhecimento dos gestores.

Venha conferir agora mesmo, www.gamegol.com.br
Preocupado em como iniciar sua jornada!? Fique tranqüilo!
Assim como nas confederações profissionais, no GameGol você precisa obter seu certificado de treinador, uma espécie de habilitação/reconhecimento que o permitirá ascender a categoria dos mais renomados mestres do jogo. E o mais legal está por vir, pois esta certificação será obtida através do cumprimento de metas com as quais você já começará sua trajetória de sucesso, aprendendo sobre o jogo e, efetivamente, divertindo-se com ele.
Mostre-se agora mesmo um campeão! Cadastre-se e venha construir seu nome…
Uma nova lenda pode estar surgindo! Eu acredito, e você!?
GameGol é um produto da O2 Games, conceituada empresa de desenvolvimento de sistemas e projetos de tecnologia avançada, fundada em 2005. Como objetivo, proporcionar entretenimento, conhecimento, diversão e informação através da internet e de jogos eletrônicos, abrangidos pelos conceitos de multimídia e gerenciamento.
O2 Games – Respire diversão!
E aí, vai perder o fôlego?! Junte-se a nós, acessando:
www.gamegol.com.br

Pontos corridos: análise mostra que artilheiro campeão só houve uma vez

Retrospectiva dos goleadores de cada edição desde 2003 indica que Adriano, no Flamengo, em 2009, foi o único a conquistar título e liderar artilharia

O Brasileirão 2011 segue para sua 31ª rodada e, até o momento, o atacante santista Borges foi quem mais marcou gols no campeonato. Mas como a artilharia de um jogador pode contribuir para o desempenho do time no modelo de pontos corridos? Inspirado por essa questão, o “É Gol!!!” montou um retrospecto dos artilheiros das oito edições realizadas desde 2003, indicando os líderes de tentos até a última etapa atual (30ª), o goleador final e a equipe que sagrou-se campeã.
A análise revela que o título do Flamengo, em 2009, foi a única vez em que o artilheiro do torneio também foi coroado campeão. Neste ano, os atacantes Adriano, do Rubro-Negro, e Diego Tardelli, do Atlético-MG, terminaram empatados, com 19 gols. Por outro lado, em 2007, o Paraná acabou rebaixado para a Série B mesmo contando com a artilharia de Josiel.
Este ano, o atacante Borges, do Santos, segue na liderança da artilharia até a 30ª rodada, tendo balançado as redes 22 vezes, e já é o maior goleador até esta etapa na história do Brasileirão de pontos corridos, superando Dimba, que, no Goiás, chegou a marcar 21 vezes durante o mesmo período. Atrás do camisa 9 do Peixe estão Leandro Damião, do Internacional, Ronaldinho Gaúcho, do Flamengo, Fred, do Fluminense, e William, do Avaí, todos com 13 tentos.
Confira a retrospectiva:
2003 (Cruzeiro)
No primeiro ano do Campeonato Brasileiro no modelo de pontos corridos, o atacante Dimba, do Goiás, era o artilheiro, com 21 gols, até a 30ª rodada, e seguiu na liderança até terminar em primeiro, com 31 gols, na frente de Reinaldo, do Paraná, na vice-liderança, com 30. O Esmeraldino ficou em 9º na tabela.
2004 (Santos)
Novamente o Goiás manteve a ponta até a 30ª rodada do Brasileirão. O atacante Alex Dias, do Esmeraldino, havia marcado 20 vezes até então, mas acabou estacionando em segundo na artilharia, com 22 gols, dando passagem a Washington, do Atlético-PR, artilheiro final com o recorde histórico de 34 tentos. O Furacão ficou em 2º na tabela.
2005 (Corinthians)
Alex Dias, dessa vez no Vasco, liderou o ranking com 19 gols até a 30ª rodada do Brasileiro. Mas o companheiro de time, Romário, o ultrapassou e tornou-se o artilheiro mais velho da história do campeonato, aos 39 anos, com 22 gols. O Time da Colina ficou em 12º na tabela.
2006 (São Paulo)
O atacante Souza, do Goiás, era o artilheiro até a 30ª rodada, com 15 tentos. Schwenck, do Figueirense, vinha logo atrás, com 11. A artilharia final manteve o mesmo resultado, com o esmeraldino em primeiro, com 17 gols, e o alvinegro em segundo, com 14. O Goiás ficou em 8º na tabela.
2007 (São Paulo)
A artilharia de Josiel não conseguiu impedir o rebaixamento do Paraná para a Série B, de onde o time nunca mais retornou. O atacante havia balançado a rede 18 vezes até a 30ª rodada, atrás apenas de Acosta, do Náutico, que contava 19 gols. Na reta final, o paranaense chegou a 20 tentos, ultrapassando o adversário, que terminou em segundo, com os mesmos 19. O clube do Sul ficou em 19º na tabela, rebaixado para a Segunda Divisão.
2008 (São Paulo)
O atacante Kléber Pereira, do Santos, possuía 20 gols até a 30ª rodada do Brasileirão. Washington, do Fluminense, vinha em segundo, com 18, e Keirrison, do Coritiba, em terceiro, com 16. A artilharia final teve os três empatados, com 21 tentos. O Coxa ficou em 8º na tabela, à frente do Tricolor carioca, 14º, e do Peixe, 15º.
2009 (Flamengo)
Pela primeira vez o artiheiro do Brasileirão foi coroado também com o título. Até a 30ª rodada, os atacantes Adriano, campeão com o Flamengo, e Diego Tardelli, do Atlético-MG, seguiam empatados com 16 gols. Ambos finalizaram o campeonato na liderança da artilharia, com 19.
2010 (Fluminense)
O atacante Jonas, do Grêmio, foi líder isolado da artilharia até a 30ª rodada do Brasileirão, com 20 gols, seguido de Bruno César, do Corinthians, com 12. O jogador tricolor manteve-se na ponta até o final, com 23 tentos, vendo Neymar, do Santos, alcançar o segundo lugar, com 17, ultrapassando o corintiano. O Tricolor Gaúcho ficou em 4º na tabela.

Fifa se antecipa e ‘retira’ ministro do Esporte da coordenação do Mundial

Secretário-geral viaja ao Brasil em novembro para ver ‘novo representante do governo’. Blatter cobra aprovação da Lei da Copa ‘de uma vez por todas’

Apesar de a Casa Civil ter anunciado oficialmente que o ministro do Esporte, Orlando Silva, continua sendo o interlocutor do governo junto à Fifa para a Copa do Mundo de 2014, o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, já “retirou” o político da função. O dirigente disse que estará no Brasil em novembro para se reunir com o “novo representante do governo” para a Copa.
- Vou ter um encontro com a nova pessoa indicada pela presidente para conduzir a Copa em nível de governo. Tenho confiança de que a presidente encontrará a pessoa certa, independentemente do que acontecer com o ministro Orlando Silva – afirmou Valcke, em virtude das denúncias contra o ministro, cujas respostas têm tomado seu tempo e arranhado sua imagem.
O secretário-geral e o presidente da Fifa, Joseph Blatter, disseram que vão ao Brasil para pressionar governo e parlamentares pela aprovação da Lei Geral da Copa. O mandatário foi enfático ao cobrar uma solução definitiva.
Jerome Valcke durante coletiva da FIFA (Foto: Reuters)
- O caso do ministro é uma questão do governo brasileiro. Meu encontro com a presidente Dilma Rousseff será para finalizar de uma vez por todas o compromisso feito com a Fifa pelo governo anterior – apontou Blatter,
Jérôme Valcke disse ainda que estará no Congresso Nacional para agilizar a aprovação da Lei.
- Vou estar com parlamentares, pois foi decidido que a lei teria que passar também pelo Congresso. Não temos tempo a perder e precisamos deixar isso claro.

Renan Ribeiro serve de exemplo para o Atlético

Goleiro vem passando por muitas dificuldades no lado pessoal e profissional, mas com perseverança vai vencendo na vida

A palavra que o Atlético mais precisará utilizar nesta reta final de Brasileiro é superação. O time alvinegro vem respirando por ter encostado no grupo que está fora da zona de rebaixamento, mas ainda precisará fechar com chave de ouro a possível volta por cima na competição nacional.
Superação, aliás, parece ser praticamente o sobrenome do goleiro atleticano. Renan Ribeiro pode ser considerado um grande exemplo a ser seguido por todos em relação às adversidades que a vida apresenta e são vencidas com uma boa dose de união, dedicação e apoio.
Com apenas 21 anos, o dono da camisa 30 alvinegra já passou por vários obstáculos para seguir na carreira de atleta profissional. Deixar o interior paulista aos 16 anos para tentar a sorte em um clube grande e enfrentando a distância dos familiares foi o primeiro teste.
Porém, a maior das provações aconteceu recentemente, quando a irmã Bianca faleceu com apenas 15 anos de idade depois de uma batalha incessante contra o câncer. A família deu uma aula de como se deve lutar pelar vida e recebeu carinho e orações de todas as pessoas que se sensibilizaram com o caso.
Apesar de ter a experiência de se defender das dificuldades, o goleiro do Galo acredita que todos serão fundamentais para que o resultado final seja a permanência na Primeira Divisão. Apenas com a união do grupo e a entrega total nas partidas será possível inverter o quadro atual de zona de rebaixamento.
– Neste momento de adversidade dentro do Campeonato Brasileiro, vai depender de todo mundo, não apenas de mim. Todos precisam ajudar, vou procurar ajudar a equipe, passar experiência para todos, porque não podemos cair. Temos de fazer de tudo pelo clube neste momento – disse Renan Ribeiro.
Nas oito rodadas finais, o Atlético precisará que todos os jogadores do elenco tenham a mesma perseverança de Renan Ribeiro. O exemplo de vida do goleiro deve ser levado para dentro de campo e os demais companheiros também precisarão dar um algo a mais para tirar o clube desta situação. Inspiração não falta para que isso aconteça…
_________________________________________________________
Superação de Renan Ribeiro
Saudade da família
Aos 16 anos, Renan deixou Ribeirão Preto para tentar vencer no Atlético. Mesmo com a distância da família, o goleiro conseguiu seus objetivos.
Paternidade precoce
Renan Ribeiro foi pai no ano de 2009, quando ainda era atleta do time júnior. Hoje, é pai dedicado de sua filha de dois anos de idade.
Titularidade na pressão
Renan Ribeiro foi promovido a titular na reta final de 2010, quando o time lutava contra o rebaixamento. Com personalidade, foi peça fundamental.

Banco de reservas
Em um momento de irregularidade, normal pela idade, virou reserva. Mas com trabalho deu a volta por cima e retomar o seu lugar.
Falecimento da irmã
Depois de uma árdua batalha de toda a família, a irmã Bianca, de apenas 15 anos, acabou não resistindo ao câncer. Força sempre, Renan!

Fifa anuncia Itaquerão como palco da abertura da Copa

Estádio do Corinthians leva a melhor sobre Mineirão e Brasília. Seleção jogará em São Paulo, Fortaleza e Brasília

A Fifa confirmou nesta quinta-feira o que já era esperado: o Itaquerão, estádio do Corinthians, em São Paulo, abrirá a Copa do Mundo de 2014. A arena foi agraciada outras cinco partidas, incluindo uma semifinal. O Maracanã, no Rio de Janeiro, será o palco da decisão.
O anúncio foi feito após a reunião do Comitê Executivo da Fifa, em Zurique, na Suíça. Ao longo dos últimos dias, entidade e Comitê Organizador Local (COL) discutiram os detalhes para definição do calendário da Copa. Nesta quinta, a programação foi apresentada e aprovada pelo comitê.
Orçado em R$ 820 milhões, o Itaquerão levou a melhor sobre Brasília e Belo Horizonte, que também sonhavam com a abertura. O estádio paulista acabou beneficiado pelo papel estratégico de São Paulo, bem como pela estreia relação entre o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, e o mandatário da CBF e do COL, Ricardo Teixeira.
A Fifa também anunciou o papel das cidades-sede, determinando o calendário do Mundial. Cada uma receberá pelo menos quatro partidas. A decisão, agora confirmada oficialmente, será no Marcanã. O Mineirão, em Belo Horizonte, receberá a outra semifinal. A disputa de terceiro lugar acontecerá no Estádio Nacional de Brasília.
Já definido como cabeça de chave do Grupo A do torneio, o Brasil sabe em quais cidades jogará. Na primeira fase, irá atuar em São Paulo, Fortaleza e Brasília.
Caso avance na primeira posição, a Seleção terá de jogar em Belo Horizonte (oitavas de final), Fortaleza (quartas), Belo Horizonte (semifinal) e Maracanã (decisão). Se passar em segundo, irá a Fortaleza, Salvador, Itaquerão e Maracanã, respectivamente.
Quatro horários
A Fifa anunciou os horários das partidas do Mundial. A abertura, no Itaquerão, acontecerá às 17h (de Brasília). Os jogos da fase de grupos serão disputadas às 13h, 16h, 19h e 22h. Os das oitavas e das quartas de final, às 13h e 17h. Semifinais e disputa de terceiro lugar, às 17h. A decisão está marcada para as 16h.
RIO DE JANEIRO
7 JOGOS

Maracanã
82.238
http://www.lancenet.com.br/futebol-general/Maracana-visao-noturna-Foto-Divulgacao_LANIMA20110517_0081_33.jpg 1ª fase: F1 x F2 (15/6)
1ª fase: B1 x B3 (18/6)
1ª fase: H1 x H3 (22/6)
1ª fase: E2 x E3 (25/6)
Oitavas: 1º C x 2º D (28/6)
Quartas: V53 x V54 (4/7)
Final: 13/7
BRASÍLIA
7 JOGOS

Estádio Nacional
76.232
http://www.lancenet.com.br/copa-do-mundo/Estadio-Nacional-Brasilia-Foto-Divulgacao_LANIMA20111020_0072_38.jpg 1ª fase: E1 x E2 (15/6)
1ª fase: C1 x C3 (19/6)
1ª fase: BRASIL X A4 (23/6)
1ª fase: G2 x G3 (26/6)
Oitavas: 1º E x 2º F (30/6)
Quartas: V55 x V56 (5/7)
3º lugar: 12/7
SÃO PAULO
6 JOGOS

Itaquerão
68.000
http://www.lancenet.com.br/corinthians/Corinthians-imagens-internas-projeto-Fielzao_LANIMA20110701_0014_45.jpg 1ª fase: BRASIL x A2 (12/6)
1ª fase: D1 x D3 (19/6)
1ª fase: B2 x B3 (23/6)
1ª fase: H1 x H4 (26/6)
Oitavas: 1º F x 2º E (1/7)
Semifinal: V59 x V60 (9/7)
BELO HORIZONTE
6 JOGOS

Mineirão64.500
http://www.lancenet.com.br/futebol-general/Mineirao-Foto-Divulgacao_LANIMA20110518_0034_33.jpg 1ª fase: C1 x C2 (14/6)
1ª fase: H1 x H2 (17/6)
1ª fase: F1 x F3 (21/6)
1ª fase: D2 x D3 (24/6)
Oitavas: 1º A x 2º B (28/6)
Semifinal: V57 x V58 (8/7)
FORTALEZA
6 JOGOS
Castelão
67.037
http://www.lancenet.com.br/futebol-general/Arena-Castelao-Foto-Divulgacao_LANIMA20110518_0030_62.jpg 1ª fase: D1 x D2 (14/6)
1ª fase: BRASIL x A3 (17/6)
1ª fase: G1 x G3 (21/6)
1ª fase: C2 x C3 (24/6)
Oitavas: 1º B x 2º A (29/6)
Quartas: V49 x V50 (4/7)
SALVADOR
6 JOGOS
Fonte Nova
50.000
http://www.lancenet.com.br/futebol-general/Arena-Fonte-Foto-Divulgacao_LANIMA20110518_0028_34.jpg 1ª fase: B1 x B2 (13/6)
1ª fase: G1 x G2 (16/6)
1ª fase: E1 x E3 (20/6)
1ª fase: F2 x F3 (25/6)
Oitavas: 1º H x 2º G (1/7)
Quartas: V51 x V52 (5/7)
PORTO ALEGRE
5 JOGOS
Beira-Rio
60.000
http://www.lancenet.com.br/futebol-general/Beira-Rio-Foto-Divulgacao_LANIMA20110518_0037_33.jpg 1ª fase: E3 x E4 (15/6)
1ª fase: B2 x B4 (18/6)
1ª fase: H2 x H4 (22/6)
1ª fase: F1 x F4 (25/6)
Oitavas: 1º G x 2º H (30/6)
RECIFE
5 JOGOS
Arena Pernambuco
46.214
http://www.lancenet.com.br/copa-do-mundo/Arena-Pernambuco-Foto-Divulgacao_LANIMA20111017_0074_38.jpg 1ª fase: C3 x C4 (14/6)
1ª fase: D2 x D4 (20/6)
1ª fase: A2 x A3 (23/6)
1ª fase: G1 x G4 (26/6)
Oitavas: 1º D x 2º C (29/6)
CUIABÁ
4 JOGOS
Arena Pantanal
48.000
http://www.lancenet.com.br/futebol-general/Arena-Pantanal-Foto-Divulgacao_LANIMA20110518_0044_33.jpg 1ª fase: B3 x B4 (13/6)
1ª fase: H3 x H4 (17/6)
1ª fase: F2 x F4 (21/6)
1ª fase: C1 x C4 (24/6)
CURITIBA
4 JOGOS
Arena da Baixada
42.000
http://www.lancenet.com.br/futebol-general/Arena-Baixada-Foto-Divulgacao_LANIMA20110518_0043_34.jpg 1ª fase: F3 x F4 (13/6)
1ª fase: E3 x E4 (17/6)
1ª fase: B1 x B4 (21/6)
1ª fase: H2 x H3 (26/6)
MANAUS
4 JOGOS
Arena Amazônia
46.000
http://www.lancenet.com.br/futebol-general/Arena-Amazonia-Foto-Divulgacao_LANIMA20110518_0027_33.jpg 1ª fase: D3 x D4 (14/6)
1ª fase: A2 x A4 (18/6)
1ª fase: G2 x G4 (22/6)
1ª fase: E1 x E4 (25/6)
NATAL
4 JOGOS
Arena das Dunas
42.623
http://www.lancenet.com.br/futebol-general/Arena-Dunas-Foto-Divulgacao_LANIMA20110518_0031_36.jpg 1ª fase: A3 x A4 (13/6)
1ª fase: G3 x G4 (16/6)
1ª fase: C2 x C4 (19/6)
1ª fase: D1 x D4 (24/6)
Um ano antes
Brasília abrirá a Copa das Confederações de 2013, também anunciou a Fifa nesta quinta. Preterida para receber o primeiro jogo do Mundial de 2014, a capital nacional superou Belo Horizonte na disputa pelo “prêmio de consolação”.
Rio de Janeiro, palco da final, e Fortaleza também foram confirmadas na competição. Recife e Salvador ainda poderão ser incluídas, de acordo com os andamentos das obras de seus estádios.
O calendário da competição será definido somente após a definição das sedes, que deverá acontecer até junho de 2012.
Até o momento, cinco das oitos seleções já estão classificadas para a Copa das Confederações: Brasil, por ser o país sede, Espanha, atual campeã mundial, Uruguai, vencedor da Copa América deste ano, México, que conquistou a última Copa Ouro, e Japão, campeão da Copa da Ásia.

Ações da ‘La U’ sobem 22% após golear o Flamengo

Time chileno fez 4 a 0 nos cariocas em pleno Engenhão pela Sul-Americana

As ações da sociedade Azul Azul, que administra o Universidad de Chile, subiram mais de 22% nesta quinta-feira na Bolsa de Valores de Santiago e foram suspensas depois da vitória da equipe por 4 a 0 sobre o Flamengo, nesta quarta-feira, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana.
Segundo informações do organismo regulador do pregão chileno, as ações da Azul Azul deixaram de ser cotadas em cumprimento da norma de autorregulações de bolsas, quando os títulos estavam em alta de 22,13%.
Em comunicado enviado à gerência da Azul Azul, a Bolsa de Valores de Santiago solicitou à companhia que lhe comunique ‘qualquer circunstância especial ou fato relevante que possa explicar tal variação significativa’.
A concessionária do Universidad de Chile respondeu em carta dirigida ao gerente de operações da bolsa que não tinha conhecimento de algum acontecimento que merecesse ser relatado.
O súbito aumento do valor das ações aconteceu poucas horas depois da goleada de ‘La U’ sobre o Flamengo, em pleno Engenhão, no jogo de ida entre as duas equipes pela Sul-Americana. A Bolsa de Santiago informou que os títulos da Azul Azul voltariam a ser cotados a partir das 12h (horário local, 13h de Brasília).

Confirmado: São Paulo abre a Copa do Mundo e Rio de Janeiro terá a final

Seleção só jogará no Maracanã se for à decisão do Mundial em 2014

Só falta a bola rolar: A Fifa e o Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 (COL) divulgaram nesta quinta-feira os detalhes do Mundial no Brasil. Como era esperado, São Paulo receberá a abertura do torneio em 12 de junho, enquanto o Rio de Janeiro, mais uma vez, organizará a final no Maracanã no dia 13 de julho. A Seleção só jogará no estádio carioca se chegar à decisão.
- Nada como abrir a competição no estado onde nasceu o futebol no Brasil e o desfecho ser no Rio, não poderia ser em outro lugar, que é o templo máximo do futebol brasileiro: o Maracanã – disse o presidente da CBF e do COL, Ricardo Teixeira.
Ricardo Teixeira e Jerome Valcke no anuncio das sedes copa mundo e confederações na FIFA (Foto: Rafael Maranhão/Globoesporte.com)
O dirigente e o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, foram os responsáveis por revelar os horários e os locais dos principais jogos. A tabela completa foi disponibilizada no site oficial da entidade. Após a abertura no estádio do Corinthians, a Seleção jogará em Fortaleza em 17 de junho e em Brasília, seis dias depois.
As duas semifinais serão em Belo Horizonte e São Paulo, nos dias 8 e 9 de julho. A disputa do terceiro lugar será em Brasília, que foi escolhida também como jogo de abertura da Copa das Confederações em 2013, no dia 12 de julho.
A partida de abertura será disputada às 17h (de Brasília). Ao contrário da África do Sul em 2010, o primeiro dia da Copa só terá um jogo, o do Brasil, que será cabeça-de-chave do Grupo A do Mundial em casa.
Na fase de grupos haverá até quatro jogos por dia: às 13h, 16h, 19h e 22h (horários de Brasília). As oitavas e quartas de final serão às 13h e 17h. As semifinais acontecerão às 17h, enquanto a final será disputada às 16h no Maracanã.
Para chegar à decisão final, Fifa e COL mudaram a tabela 57 vezes. São Paulo sediará no total seis partidas, incluindo uma das semifinais. As cidades com o maior número de jogos são Rio de Janeiro e Brasília, com sete.
Belo Horizonte também será sede de seis partidas, assim como Fortaleza e Salvador. Cuiabá, Manaus, Curitiba e Natal foram as que ficaram com menos jogos, apenas quatro da primeira fase. Porto Alegre e Recife farão cinco confrontos.
O Maracanã é o único dos seis estádios utilizados na primeira Copa do Mundo disputada no Brasil, em 1950, que também fará parte da Copa de 2014. No Mundial de 1950, as outras sedes do torneio foram Belo Horizonte (Estádio Independência), São Paulo (Pacaembu), Curitiba (Durival de Britto), Porto Alegre (Estádio dos Eucaliptos) e Recife (Ilha do Retiro).
tebola copa 2014 (Foto: arte esporte)

Teixeira avisa Federação Gaúcha: Copa pode ser na Arena do Grêmio

Teixeira oficializa ausência de Porto Alegre da Copa das Confederações e faz alerta ao Inter: ‘Chega de nhenhenhem’
maquete da Arena do Grêmio (Foto: Alexandre Alliatii / Globoesporte.com)
Porto Alegre não será uma das sedes da Copa das Confederações. E a culpa é do Inter. O raciocínio é do presidente da CBF e do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo, Ricardo Teixeira. Foi o que ele disse na noite desta quarta-feira para o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto. E não é a pior notícia para os colorados: Teixeira começa a cogitar a Arena do Grêmio como sede para a Copa do Mundo.
Faltou o Inter assinar o contrato com a construtora Andrade Gutierrez, sua parceira nas obras. O clube alegava que isso não seria determinante para a escolha das sedes da Copa das Confederações para a Fifa. Na visão de Teixeira, era, sim, fundamental ter a papelada.
- Ele me falou que não chegou o documento, que não tem garantias e que só um milagre nos salva. Ele me disse: ‘Gaúcho, aqui não tem promessa. O Inter protelou diversas vezes’ – comentou Novelletto.
A Federação Gaúcha de Futebol concorda com o argumento de Teixeira. Discorda do raciocínio do Inter de que a assinatura do contrato não era necessária para receber a Copa das Confederações.
- Como não? O prazo é um ano atrás. O Teixeira me falou: ‘Chega de nhenhenhem, gaúcho’.
Arena do Grêmio é citada
A conversa também serviu para ressuscitar a esperança do Grêmio de receber a Copa do Mundo de 2014. Teixeira deixou claro para Novelletto: se o Inter não se mexer, a Arena, futuro estádio do Tricolor, em construção, é alternativa.
- Ele está preocupado com o Rio Grande do Sul. Disse que tem a Arena como opção. Se o Beira-Rio não andar, tem a Arena. Não precisa ser muito inteligente para concluir isso. Que outro estádio a gente teria?
A situação é preocupante para o Inter. A própria diretoria colorada admite que a opinião de Teixeira é determinante no processo de escolha das sedes. E o dirigente parece ter perdido a paciência com a demora na assinatura do contrato entre o Inter e a Andrade Gutierrez. As obras no Beira-Rio, por causa da pendência, estão paradas há quatro meses.
Nesta quarta-feira, o clube e a construtora estiveram reunidos em São Paulo. O presidente do Inter, Giovanni Luigi, disse a Novelletto que “está tudo redondo” no contrato, mas que a Andrade Gutierrez é fugidia.
Beira-Rio tem apoio oficial

O Grêmio faz pressão política para fortalecer sua Arena. Mas prefeitura de Porto Alegre, governo do Rio Grande do Sul e governo federal tratam o Beira-Rio como sede gaúcha da Copa do Mundo. No dia 7 de outubro, em visita ao estádio do Inter, o ministro do Esporte, Orlando Silva, disse que a Arena do Grêmio não estava no debate para o Mundial. Ele afirmou escutar do Inter que o Gigante estaria reformado dentro de um ano.
A reportagem tentou contato, sem sucesso, com o presidente do Inter, Giovanni Luigi, e com o presidente da comissão de obras do Beira-Rio, Luís Anápio Gomes. Nenhum deles atendeu ou retornou as ligações. São os dois principais dirigentes do Inter envolvidos nas reformas do estádio e na assinatura do contrato com a Andrade Gutierrez.

Torcedores da La U visitam São Januário

Eles vieram ao Brasil para acompanhar a equipe chilena no confronto com o Flamengo, arquirrival vascaíno, e tentar uma camisa cruz-maltina
Abraham pedro nicolas torcedores Universidad de chile troca São Januário (Foto: Fábio Leme / Globoesporte.com)
Três torcedores da Univesidad de Chile estiveram, na manhã desta quarta-feira, no treino do Vasco em São Januário. Eles vieram de Santiago para acompanhar o jogo do clube chileno contra o Flamengo, pela Copa Sul-Americana.
Os três estão no Rio de Janeiro desde terça-feira. Vieram de avião, mas dormiram a última noite em um carro de um amigo, torcedor do Vasco, e não sabem onde passarão as próximas noites.
Nico, de 21 anos, é natural de Santiago do Chile e veio ao Rio de Janeiro para a partida desta noite entre sua equipe e o Flamengo, no Engenhão, pela Copa Sul-Americana. Ele tem amigos em uma torcida organizada vascaína, que o ajudou a entrar no clube para trocar uma camisa do time chileno por uma vascaína.
O jovem se mostrou confiante em relação ao jogo desta noite e garantiu que a La U irá vencer os rubro-negros por 2 a 0. Ele volta ao Chile na sexta-feira. Já Abraham e Pedro deixarão a cidade no sábado. Eles também estiveram no Uruguai para acompanhar o jogo da Universidad contra o Fênix e pretendem continuar viajando pela América do Sul caso a equipe chilena avance de fase.
Nicolas torcedor Universidad de chile troca camisa vasco (Foto: Fábio Leme / Globoesporte.com)

Atacante Brandão depõe à Justiça francesa sobre suposto estupro

Jogador, que está no Grêmio, foi acusado de ter cometido o crime em março
Brandão Cruzeiro (Foto: Leonardo Simonini / Globoesporte.com)
O atacante Brandão, atualmente no Grêmio, depôs nesta quarta-feira à Justiça francesa sobre o caso da jovem de 24 anos que o acusa de estupro. O jogador teria cometido o crime na época em que estava no Olympique de Marselha, ainda dono de seu passe.
O brasileiro prestou depoimento por quase quatro horas, acompanhado de seus advogados. Segundo uma fonte próxima ao caso, Brandão “manteve sua postura e afirmou que nunca a estuprou”, enquanto a jovem também repetiu sua versão inicial dos fatos.
- Brandão manteve suas declarações desde o primeiro dia – ressaltou outra advogada do jogador, Patricia Clusan, que acredita que ele seja inocentado.
De acordo com os advogados do brasileiro, de 30 anos, ele teve uma relação consentida com a mulher, que o acusa de tê-la estuprado em seu carro quando saía de uma discoteca de Aix-en-Provence no dia 9 de março.
Brandão foi detido em um primeiro momento e depois liberado sob controle da Justiça, mas sem a proibição de sair do território francês, o que possibilitou um empréstimo ao Cruzeiro. Sem chances no clube mineiro, ele acabou transferindo-se para o Grêmio em agosto.

Conheça detalhes do novo Mineirão: terá memorial do esporte e camarote

Maior estádio de Belo Horizonte também vai ganhar nova tribuna de imprensa e lounge para Copa das Confederações e Mundial de 2014
Arte do lounge do novo Mineirão (Foto: Divulgação Secopa/MG)
A Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) de Minas Gerais divulgou, nesta terça-feira, novas imagens de como ficarão as instalações inéditas do Mineirão após as obras de reforma para a Copa das Confederações de 2013 e para a Copa do Mundo de 2014.
O estádio, que pleiteia abertura do Mundial ou a decisão do evento-teste, terá cerca de 64.500 assentos – sendo 80 camarotes, totalizando 2.100 lugares -, além de restaurante panorâmico e lounges. O Mineirão vai ganhar, também, um imponente Memorial do Esporte, que retratará a história do futebol no estado.
O estacionamento terá 1.634 vagas cobertas e 1.003 descobertas, todas com controle de segurança. A área de imprensa terá capacidade para 2.867 jornalistas, mil mesas de trabalho equipadas com monitores e telefones, além de 390 lugares para comentaristas.
Arte da tribuna de imprensa do novo Mineirão (Foto: Divulgação Secopa/MG)Tribuna de imprensa do estádio da Pampulha
Haverá ainda área para entrevistas e estúdios de transmissão. A área para comércio terá 7.064 metros quadrados. Em volta do Mineirão haverá uma imensa área de convivência, a esplanada terá 80 mil metros quadrados, espaço suficiente para realização de eventos culturais, religiosos e esportivos para até 65 mil pessoas.
O novo Mineirão está se transformando em uma grande esplanada multiuso. De acordo com a Secopa, as obras se encontram 100% em dia, com cerca de 39% delas concluídas, e a previsão é que o estádio seja reinaugurado em dezembro de 2012, sem atrasos de cronograma – apesar de dois curtos períodos de greve em 2011.
Arte do Memorial do Esporte do novo Mineirão (Foto: Divulgação Secopa/MG)Obra em etapas
A modernização foi planejada em três etapas. Na primeira, de 25 de janeiro a junho de 2010, foram feitos reparos estruturais das vigas de sustentação do estádio. O custo foi de R$ 8,2 milhões, investidos pelo governo de Minas. Na segunda etapa, de 26 de junho a 20 de dezembro, foi realizada a demolição de parte da arquibancada inferior e da geral, além de rebaixamento do gramado em 3,4 metros, com recursos também do governo de Minas no valor de R$ 3,5 milhões.
Já a terceira e última etapa teve início em 22 de dezembro de 2010 e será finalizada até 20 de dezembro de 2012. Nessa fase, o Mineirão vem sendo adequado ao mais alto padrão de qualidade estabelecido pela Fifa. Para viabilizar a etapa, orçada em R$ 654 milhões, o governo de Minas Gerais optou pelo modelo da gestão compartilhada. A empresa Minas Arena conduz a obra e terá direito a operar o estádio por 25 anos.
Arte do camarote do novo Mineirão (Foto: Divulgação Secopa/MG)No momento, 1300 operários trabalham na modernização, incluindo detentos e mulheres. 100% dos novos amortecedores e 30% dos blocos de apoio da nova arquibancada já instalados; a demolição das áreas interna e externa praticamente concluída; os serviços de terraplenagem e fundação estão em fase final. 85% dos trabalhos de contenção do estacionamento norte já prontos; e montagem da esplanada, prevista para novembro.

19/10 | Acompanhe a UEFA Champions League AO VIVO na INTERNET – Clique Aqui

.

16:45 – Barcelona x Viktoria Plsen – CLIQUE AQUI

16:45 – Olimpique de Marselha x Arsenal – CLIQUE AQUI

16:45 – Milan x Bate Borisov – CLIQUE AQUI

.

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

Nenhum comentário:

Postar um comentário